Como diminuir a nossa idade mental

Passo 1: Obtenha um mentor que seja 10 anos (ou mais) mais jovem. Siga as outras dicas.

Um amigo meu voltou de um encontro nacional de líderes de vendas lá na sua indústria e quis-me mostrar logo as coisas que se tinham passado lá (ainda continua com a ideia de que sairei de onde estou para aderir ao projecto dele…..) mas a nota que me enviou foi muito franca e reveladora.

 

Aqui está um pequeno trecho:

Uau. Como as coisas mudaram. As pessoas que estavam no topo das vendas nas grandes distribuidoras alimentares em 1998 (tipo – 35 a 45 anos, branco, macho, fazendo comissões anuais de 50.000€ a 100.000€ e até mais) quase todos caíram rapidamente e caíram muito. Alguns estão completamente desempregados (não reformados (aposentados), mesmo desempregados). No entanto, a maior parte deles tiveram três a quatro diferentes empregos nos últimos seis anos. É evidente que são contratados por 18 a 30 meses, para que a empresa que os contratou possa ficar a conhecer a sua inteira rede de contactos; então são despedidos e facilmente substituídos por algum vendedor mais novo (e muito mais barato).

Encurtar a idade mental

Claro que se pode culpar esta forma de trabalhar e o que está a acontecer no mercado de trabalho à economia nacional e mundial e aquilo que tem feito à indústria, mas entendo que há muito mais do que isso (a politica e os interesses económicos). Assim, muitas destas pessoas têm uma tal riqueza de conhecimento da indústria, tanta confiança e, sim, um grande número de contactos – mas alguns deles ficaram cansados, prostrados e sem inspiração. Não é de admirar que os seus empregos passem a ser todos de curto prazo!

Enquanto isso, os “jovens” vendedores que estavam nesta reunião tinham tanta energia, entusiasmo, criatividade e perspicácia tecnológica. Onde se faz o melhor investimento num vendedor?

Então depois de pensar sobre isso durante algum tempo, decidi que o que preciso pessoalmente é dum vendedor que tenha a confiança, os contactos e conhecimentos de um velho vendedor experiente com todo o conhecimento técnico, a energia e a criatividade de um jovem vendedor. E a melhor coisa é que eu posso acompanhar a tecnologia e ficar apaixonado e criativo, muito mais facilmente do que os jovens podem duplicar a minha experiência e o número de contactos! Afinal tenho razão ou não?

Aqui estão os normais e essenciais conflitos de contratação dos vendedores: energia versus experiência, contactos vs. contexto, tecnologia vs. técnicas.

A tradução pessoal do meu amigo é o melhor dos mundos. Pensa em imitar o que os vendedores mais jovens trazem para o jogo e aproveita o que ele tem de melhor.

 

Pense Jovialmente: 3 maneiras de exercitares a tua idade mental para pensares jovem

 

Aqui estão algumas maneiras de seguir esta abordagem:

1. Escolha um mentor mais jovem baixe a sua idade mental. É isso mesmo; escolha alguém que tenha 10 a 20 anos a menos de idade fisica e pelo menos 20 anos de idade mental. Essa pessoa vai trazer a energia, conhecimento técnico, criatividade e os desafios do “porque não?” para a conversa que o irá revigorar. Eu fiz isso sou já da versão 5.2 e tenho um mentor chamado Sílvio Fortunato que tem menos 10 anos que eu (e talvez menos 12 anos de idade mental), é duma versão mais recente tipo 4.2 ou 4.3. A troca é grande, mas penso que estou a receber o melhor no final do negócio. Mas claro que somos muito diferentes nas formas de pensar, porque queiram ou não 10 anos é muito tempo de experiência e de conhecimento acumulado. Mas é desta diferença que sai muita coisa boa, espero que ele também ouça, o conhecimento e a “velhice” para contribuir para o ajudar na sua criatividade e “juventude”.

 

2. Almoce com uma pessoa diferente todas as semanas. Se conversar com as mesmas pessoas todo o tempo, acaba por ficar com o mesmo pensamento. Um dos mentores mais vigorosos que tive foi o Luís Carvalho da Costa, infelizmente já falecido. Aos 75 anos de idade, era em muitos pontos muito mais novo que eu na sua energia e pensamento (paz à sua alma), tínhamos 35 anos de diferença de idade, mas a sua idade mental estava mais ou menos na minha idade fisíca. Ele acreditava que os nossos pensamentos reflectem as seis pessoas com que nós gastamos mais tempo, fora da família, durante a semana. Tenha novas pessoas na sua cabeça, se quer expandir as suas ideias e energia e baixar a sua idade mental.

 

3. Seja curioso exercite a sua idade mental. Uma das grandes qualidades dos vendedores veteranos e que independentemente da idade mental e fisíca, é que estão ainda a dar toques de bola no parque: Não perdem a sua curiosidade e excitação. No início da sua carreira podem aumentar a sua energia e falta de informação estimulando a sua curiosidade. Mas isso não tem que acabar; a energia e a curiosidade são as duas opções que pode fazer baixar a sua idade mental.

 

Não há nenhuma fonte da juventude (que pena), mas existe uma mola de reposição muito forte, chama-se Vontade. Pense jovem e irá adicionar a sua energia à sua idade mental.

 

Apoie-se nos mais novos para se sentir jovem, actualize-se tecnologicamente, mantenha a forma intelectual lendo e exercitando a sua mente com jogos e vai notar que a sua idade mental começa a encolher.

Se a economia e as regras do jogo do mercado de trabalho estão contra nós, que temos mais do que 40 anos e somos já considerados “velhos” pelos empregadores porque temos muita experiência, conhecimento e maiores exigências, então está na hora de mostrar que esses conhecimentos podem também render mais a trabalhar para nós mesmos, como empreendedores, que combatem as “evidências” do mercado com a idade mental . Esse foi o meu caminho, tudo depende da garra e de ser destemido para avançar.

Não é a idade e as rugas que nos fazem velhos, é a nossa falta de adaptação às mudanças, por isso ser muito importante baixarmos a nossa idade mental. Por isso junta-te a uma equipa onde a idade não é óbice, onde o excesso de conhecimento é bem vindo e onde em equipa se ultrapassam todos os problemas. Vem ver.

Votos de Sucesso

E Longa Vida

Membro Fundador do Inner Circle


Se desenvolves internet marketing ou marketing de rede e queres ter um mentor jovem que te dê aquilo que te falta para teres sucesso, vê o que este grupo revolucionário de pessoas está a fazer. Se tudo isto é uma novidade para ti e te despertou a curiosidade de aprender, recebe 8 Vídeos grátis que te explicam tudo duma forma simples.

Vê aqui o testemunho de quem está no caminho para o sucesso. E escolhe o teu Jovem Mentor para Baixares a Tua Idade Mental.

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.