Se Trabalhas em Marketing de Rede ou Internet Marketing, Tens de Perceber que Downline Não É Escravo…

Olá Malta,

Se já andas nestas lides à algum tempo ou se estás a começar agora, tens de perceber a mais importante regra deste tipo de negócios.

O NEGÓCIO é teu! Só teu.

Os teus patrocinadores devem dar-te toda a informação e formação para que te desenvolvas e os teus uplines devem ajudar-te a resolver algum problema que possas ter. Mas da mesma forma que não deves ter o teu negócio DEPENDENTE dos teus uplines, como se fossem os teus rendeiros ou feitores, também não podes esperar que os teus downlines sejam DEPENDENTES de ti, como se fossem teus escravos. Todos têm direito à sua própria INDEPENDÊNCIA.

Por mais que haja sintonia entre os membros da mesma equipa e que todos até partilhem um objectivo de entreajuda comum (chegar ao Topo do Plano de Marketing na tua Empresa), as prioridades, os limites, os valores, os bonus e os reconhecimentos são individuais. Ou seja, cada pessoa está só COMPROMETIDA com o seu próprio plano e tem que assumir as consequências pelos seus actos, inclusivé TU.

Não é fácil calibrar todas as emoções, ou encontrar limites entre incentivos, encorajamentos, parcerias e cobrança, mas o teu papel como líder não é impor a tua vontade. Os teus downlines podem ou não seguir os teus conselhos, porque a liberdade de cada um é da vontade e do direito deles.

Normalmente queremos que eles não falhem, tal como fazemos aos nossos próprios filhos, queremos poupá-los a amarguras e azares e a nossa experiência pode ajudar, mas no final quem decide é sempre quem tem a responsabilidade pessoal e neste caso são eles, os downlines.

Não é muito diferente de criar filhos. Por melhor que seja a intenção dos pais em protegê-los e orientá-los segundo os seus próprios padrões, cada um desenvolve a própria personalidade e quer ser respeitado como indivíduo. É preciso maturidade de ambas as partes para estabelecer os limites da tolerância, do entendimento, da obediência e da confiança, sem invadir o território alheio.

Da mesma forma que os filhos jamais farão tudo o que os seus pais idealizaram, os teus downlines nunca serão como tu gostarias que eles fossem.

O amor é incondicional

Amar as pessoas, sejam elas seus filhos, membros da tua equipa ou não, é sempre o mais indicado. Mesmo que ainda seja difícil observar os outros dessa forma, pensa na Lei da Atracção e o quanto queres desenvolver a tua mentalidade de líder. O autocontrolo emocional é um exercício diário que trará resultados maravilhosos para a tua espiritualidade.

Entretanto, amar os outros não é mimá-los, superprotegê-los, nem pressioná-los. Muito menos, sufocá-los! Os teus downlines, como “filhos do negócio”, devem ser tratados e cuidados, preservando a sua própria individualidade. Deves estimulá-los para desenvolverem os seus talentos e aproveitarem o que há de melhor na vida, porém, tens que os deixar à solta, para que exercitem e realizem o que quiserem.

Isto exigi-te muito autocontrolo como líder, pois não é fácil assistir aos teus filhos a comete erros e enganos. Não é fácil vê-los caírem da bicicleta e darem cabo dos joelhos, mas sabes que é necessário para que aprendam a proteger-se, quando tu não estás por perto.

Os teus downlines também são INDEPENDENTES e precisam de espaço para se desenvolverem. Alguns terão mais facilidade que outros, alguns irão mais longe que outros, mas não te cabe a ti interferir nesse desenrolar. Oferece todas as oportunidades, mas deixa que eles façam as suas escolhas e sejam felizes!

A tua felicidade não pode depender da felicidade deles

Eu sei que é duro, mas a vida traz-nos maturidade para lidar com situações extremas, como a morte de um ente querido, um filho envolvido com drogas, as deficiências causadas por um acidente, a violência, a miséria, enfim, a vida não é perfeita e o preço que pagamos pela nossa felicidade é saber ver sempre o lado bom das coisas, aceitando as pessoas e superando as dificuldades como elas são.

O teu negócio de Marketing Multinível ou de Online Marketing faz parte da vida e é regido pelas mesmas leis naturais. Por isso, aceita que haverá perdas no caminho e que será impossível ajudar todas as pessoas como gostarias. Infelizmente, nem todos vão dizer SIM à tua oportunidade e nem todos os que disserem sim, farão bom uso dela. Nem todos vão ver nisso um caminho para a própria felicidade. Tens de ter paciência, sabedoria e maturidade para lidar com isso, sem perder o TEU brilho.

Cada um dos teus downlines tem um negócio próprio, de forma INDEPENDENTE do teu. Isto significa que eles podem crescer mais ou menos do que tu, em maior ou menor velocidade. Isto também significa que tu não precisas de esperar por eles para seres feliz!

Impõe o TEU ritmo a TI mesmo!

Algumas pessoas vivem reclamando que os seus downlines não frequentam nem usam o Sistema, não vendem, não recrutam e que, POR ISSO, não conseguem alcançar a próxima meta. Será mesmo? Será que o direito de escolha de alguns downlines DETERMINA os teus resultados? É claro que não!

Se estás realmente empenhado em realizar este tipo de negócio, ele faz-se com maior velocidade do que lentamente e não podes depositar todas as tuas fichas no mesmo número. Não adianta insistires com dois ou três downlines que não estão dispostos a pagar o preço ou a fazer o quilómetro extra. Ama-os, respeita-os, mas vai em busca de outros downlines! Traz 10, 20, 50 pessoas, se necessário e eu garanto-te que várias delas vão crescer.

E as que ficarem pelo caminho?

Infelizmente, acontece. Faz parte da vida! Oferece sempre o teu melhor apoio a quem está a começaro, mas não penses que vais salvar a humanidade. A tua consciência tranquila não depende dos resultados de seus downlines e sim da certeza de ter feito a coisa certa. Conecta-os ao Sistema, apresenta-lhes os membros da equipa, envolve-os com o ritual das primeiras 72 horas, ajuda-os a organizarem as suas primeiras demonstrações e apresentações… a partir daí, acredita, depende mais deles do que de ti.

Pratica o desapego. Olha mais para o presente e futuro do que para o passado. Preocupa-te menos com os que ficaram pelo caminho e mais com aqueles que virão, sedentos por esta oportunidade maravilhosa que tu tens nas mãos!

Não sofras com aquilo que não está sob o teu controlo. Isso não tem nada a ver com egoísmo, individualismo, frieza, comodismo ou irresponsabilidade. Tem a ver com a tua MATURIDADE como Líder. Não construirás nada de grande a chorar pelo leite derramado. Pelo contrário, se controlares o teu estado emocional, será muito mais útil e produtivo, ajudando cada vez mais pessoas, com a tua oportunidade.

Faz sempre o teu melhor e sê FELIZ! Tu mereces!

Um grande abraço,

Rui Lemos

 

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.


SEO Powered By SEOPressor