Prospecção fácil

Prospecção Fácil – Método Para Marcar Reuniões Ainda Hoje

Olá pessoal. Daqui Rui Lemos, como sempre. Agradeço teres parado por aqui. Hoje vou falar muito rapidamente sobre um método de prospecção fácil, mas realmente eficaz e muito simples. Uma maneira para que chegues às pessoas que conheces e marques algumas reuniões, de forma a quebrares o gelo e conversares sobre a tua oportunidade que tens de apresentar. Ok?

Aqui vai. Na verdade vou falar sobre como este método de prospecção se consegue marcar reuniões de duas maneiras diferentes. Vou falar sobre isto duma perspectiva não tecnológica e depois dum ponto de vista um pouco mais tecnológico. Ok?  O importante aqui é enviar uma mensagem de texto à pessoa com que gostavas de falar. Não é ligar-lhe. Não, tu sabes que não, porque já lhes telefonaste várias vezes e esse tipo de coisas, não resulta como prospecção, mas se lhes enviares um SMS, vais levá-los a dizer literalmente quando seria o melhor momento para falares com eles acerca da tua oportunidade.

Eis exactamente o que faço como prospecção. Aqui está a mensagem de texto que envio. Escrevo, “Olá. Estava à espera de poder conversar consigo por alguns minutos hoje, Rui Lemos”. E então faço a pergunta chave, “Quando será o melhor momento para falarmos?” E como cheque mate, escrevo, “Envie-me um SMS de volta ” e depois paro.

 

Prospecção Fácil Resultados Fáceis

Nunca saio deste registoda prospecção. Isto é o que envio de imediato. Digo, “Olá. Estava à espera de poder conversar consigo por alguns minutos hoje, quando será o melhor momento para falarmos? Diga-me por SMS, por favor, Rui Lemos”.

E, em seguida, é só esperar. Agora, aqui está a coisa. Aqui está o que vai acontecer. A pessoa vai receber essa mensagem. Não importa o que eles estão a fazer. Não importa se estão no trabalho; se estão na escola ou se estão com as crianças. Não importa o que estão a fazer. Uma mensagem de texto é discreta, e eles vão receber essa mensagem, de certeza. Com esta prospecção eles não podem fugir e dão-te as respostas que pretendes.

A outra coisa é que se tiveres um iPhone ou um BlackBerry, ou um dispositivo que tenha possibilidade de te dar uma notificação de entrega, do teu sistema de mensagens, podes ficar a saber realmente se a pessoa a recebeu e leu. Ok? Sabes logo se foste eficiente na prospecção. Porque estás a entrar na sua vida de forma discreta e estás-lhe a dizer exactamente o que queres. Olá. Estava à espera de poder conversar consigo hoje, quando será o melhor momento para falarmos? (esta é a parte que é muito importante) Diga-me por SMS, por favor, Rui Lemos”.

A pessoa vai responder-te e vai dizer-te, “Hoje não é um bom dia”. Às 14h é a melhor hora” e, podes responder-lhes.

“Obrigado mas às duas não posso, pode ser às 14h30 “, e vais percorrendo o processo de solidificação de um compromisso de ou chamada telefónica com essa pessoa ou preparas o agendamento duma reunião cara a cara. Certo? É uma prospecção doce. E assim, acabamos com um compromisso que se coloca na agenda, e de seguida, podes chamar e/ou reunir com a pessoa sobre a tua oportunidade. Concordas? Método de prospecção fácil, com resultados fáceis.

Prospecção à Moda Antiga

Agora, vamos à versão ainda menos tecnológica? Assim, arrumas o teu iPhone, e vamos utilizar um telefone fixo, e vamos lá. Marcamos o número, Clique, Clique, Clique, Clique, Clique, Clique, Clique, Clique, Clique. Actualmente, a minha meta de prospecção diária é conseguir falar com vinte e cinco pessoas por dia. Esse é o meu objectivo. Eu quero chegar às vinte e cinco pessoas por dia. Isso permite-me, continuar a fazer e obter progressos, no fundo a fazer o que é preciso fazer. Certo? Por isso é mais difícil digitar os números 25 vezes (no mínimo) do que enviar um sms que se copia e cola, além de o poder enviar para todos duma só vez. Copiar e colar.

Vou-te contar qual a técnica de prospecção que usamos cá em casa, claro que é um pouco mais tecnológico para alguns de vós que são avessos à tecnologia. Aqui está o que fazemos. Vou-te mostrar o processo passo a passo. Ok?

Sou um fã da tecnologia (deficiência profissional). Andamos sempre à procura de novidades que nos facilitem a vida e a prospecção, uns usam o Google, mas por cá usamos ou o Skype ou o Smartvoip.

Agora, uma coisa engraçada acerca destas aplicações é que funcionam no PC, funcionam no iPhone e funcionam no iPad. Então, esteja onde estiver tenho a possibilidade de saber o que se passa com as mensagens, de as receber em qualquer lado.

Então aqui está o meu processo. Sento-me no meu sofá/escritório durante o dia. Tenho a minha lista de pessoas a quem devo contactar naquele dia, certo? Digito a mensagem que lhes envio, num bloco de notas. Assim, abro bloco de notas. Se tiveres um Mac, bem, não sei como se chama o programa de bloco de notas no Mac, mas tu sabes. Abro o bloco de notas e escrevo a mensagem. Certo? Depois, copio a mensagem. Copio a mensagem e colo-a no SmartVoip ou no Skype. A vantagem destas aplicações é que podes carregar alguns euros e utilizá-las como se fossem um telefone, pois podemos fazer chamadas para telefones fixos e móveis, por vezes muito mais baratas que os planos das empresas de comunicações. Por isso é uma mensagem de texto, mas é uma mensagem de texto vindo do meu número de voz do Skype. E desta forma faço os meus 25 contactos de prospecção muito rapidamente.

Boom. Boom. Boom. Boom. Boom. Boom. Faço as minhas vinte e cinco chamadas telefónicas. Literalmente posso fazer isso em questão de minutos. Mais ou menos cinco minutos. Como percebeste chego a 25 pessoas em menos de 5 m e agora, os próximos minutos, são para ir marcar na agenda as respostas que recebo, “Vamos falar às duas”, “Vamos falar às três”, “Vamos falar às quatro”.

Assim, sem quaisquer compromissos. Se não tiveres nenhum compromisso e não fizeste nenhuma prospecção esta semana, podes inverter a situação agora mesmo. Passas a ter prospectos e pessoas com quem falar, e não usamos mais do que uma mensagem de texto e assim desde que estejas a trabalhar para capturar contactos para a tua lista, consegues ter agendamentos muito rapidamente e falares com 25 pessoas por dia, quando isso estiver a ser feito em velocidade de cruzeiro, começas a ter adesões – cinco, seis, sete adesões por dia – podes começar por fazer o teu plano de prospecção hoje à noite. É uma forma quase instantânea de teres agendamentos e compromissos. É discreto, os prospectos recebem a mensagem onde estiverem, e são eles, que literalmente te dirão quando vamos falar com eles, e nesse dia eles têm tempo para conversar connosco.

Podes fazer toda a prospecção da forma que a velha escola fazia. Basta usares o telefone fixo ou teres uma conta do Skype, do Smartvoip ou mesmo do Googlevoice. Depois é só utilizares o teu PC, o teu smartphone ou o teu tablet. Não há como não conseguires fazer isto. Passamos a poder estar, até na praia com a família, ou estou num almoço com amigos, porque estou disponível tecnologicamente para receber e responder a todas as mensagens que me chegam, e não preciso de estar no escritório.

Assim, na minha secretária, no meu bolso e na minha pasta, vou obter todas essas mensagens. Selecciono a minha agenda e estou pronto. Assim uma maneira muito simples, muito rápida de prospecção, tenhas ou não compromissos agora, podes literalmente ter umas apresentações ainda hoje à noite. Na próxima hora, podes ter cinco, seis, sete nomeações para o teu negócio.

Espero que isto ajude

Façam o favor de ser felizes

Co-Fundador do Lazy Millionaires League

 

 

 

 

 

Se desenvolves internet marketing ou marketing de rede e queres ter um mentor profissional que te dê aquilo que te falta para teres sucesso, vê o que este grupo revolucionário de pessoas está a fazer. Se tudo isto é uma novidade para ti e te despertou a curiosidade de aprender, recebe 8 Vídeos grátis que te explicam tudo duma forma simples.

Alternativamente podes ver aqui o poder do Internet Marketing e do projecto que transforma vidas todos os dias. Dá o passo em frente e escolhe o teu Mentor que te ajuda a desenvolver este e outros métodos de prospecção.

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.