Os Bons Líderes Persuadem. Não Manipulam.

Desde o momento em que nascemos, temos sido educados na arte e na ciência da manipulação. Tanto é assim, que dificilmente a reconhecemos, tanto como alvos, tanto como fornecedores de influência manipuladora.

Não é preciso ser cínico para admitir que tais manobras nos rodeiam a toda hora, de um ataque diário de mensagens publicitárias à política organizacional até à iminência duma análise de desempenho. As nossas vidas correm numa combinação de consequência contingente e numa tentadora recompensa, sendo este último muitas vezes simplesmente evitar a dor (obedecendo à lei para se desviar duma auditoria fiscal, por exemplo).

Para escapar a esse círculo vicioso de causa e efeito de um estilo de gestão manipuladora a que parecemos estar condenados – condenados pois inevitavelmente leva a uma espiral descendente de deslealdade e de desconfiança – vai precisar de entender a diferença entre a manipulação e a eminentemente fina arte de influênciar através da persuasão.

A manipulação é, por definição, uma forma de persuasão, em que o evitar das consequências negativas de facto serve as necessidades do público-alvo. “Tem de manter o seu trabalho” é um exemplo tentado e verdadeiro duma estratégia de gestão manipuladora, que se torna uma resposta suficientemente eficaz para alguém se preocupar em perguntar, “O que está aí para mim?”

Mas a principal diferença entre a manipulação e a persuasão, o que diferencia as culturas bem sucedidas das fracturadas é que a manipulação é quase sempre uma estratégia de curto prazo, destinada à autodestruição, a menos que formas ainda mais fortes de manipulação sejam empregadas.

Ler Mais Em: Os Bons Líderes Persuadem. Não Manipulam.

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.


SEO Powered By SEOPressor