Ordem, Método e Disciplina Liberdade ou Prisão?

Muitas pessoas acreditam que ser disciplinado significa estar completamente aprisionado em regras e padrões e, que este facto lhes tira a liberdade. Será verdade?

Essa crença vem da nossa infância, quando os pais educavam os seus filhos, muitas vezes de forma punitiva, diziam eles que estavam a disciplinar os filhos. O meu avô disciplinava, a minha mãe e o meu tio com o cinto ou “cavalo marinho”, pedaço de pele de vaca entrançada em forma de chicote, a minha mãe disciplinava-me com a colher de pau.

As “ameaças” de irmos acabar as aulas (ou definitivamente) num colégio interno (normalmente ligado aos jesuítas, onde a disciplina corporal, era um “must”). Ou então o facto de irmos para a “tropa” onde nos “vão endireitar”, querendo isto dizer que nos disciplinavam.

É preciso mudar estas crenças urgentemente.

Num mundo competitivo, como vivemos actualmente, quase sempre em “crise”, ser disciplinado é uma questão vital de sobrevivência. Deveria ser ensinado na escola duma forma positiva, o que acha?

Devíamos rever todo o conteúdo educativo, porque à parte do conhecimento académico, o conhecimento da “vida” devia estar incluído em todos os programas escolares, mas para todos os efeitos, continua-se a utilizar programas antigos para formar pessoas novas, ou seja, resolver problemas novos com metodologias antigas e ultrapassadas. A disciplina devia ser uma das cadeiras (o empreendedorismo e a perseguição de sonhos deviam ser outras), nos dias de hoje. Infelizmente esta palavra está associada à punição ou à dor de ter que se esforçar.

Vamos reflectir um pouco a respeito disto:

O lugar onde está actualmente, na sua vida, o seu rendimento, os seus relacionamentos, a casa onde mora, o carro que conduz, tudo isto é reflexo de decisões que tomou no passado, correcto?

Tomamos decisões a todo instante nas nossas vidas. Esse conjunto de decisões é responsável pelo nosso maior ou menor sucesso. A disciplina serve para direccionar essas decisões, para que elas não fiquem soltas ao acaso. Tudo o que vale a pena ser conquistado exige disciplina! Mesmo a perseguição dum objectivo, a que se associa a persistência, se deve à disciplina de ter a vontade de continuar.

Por exemplo o Japão é um país que teria todas as desculpas do mundo para ser, ainda hoje, uma nação derrotada. Mas, em apenas 50 anos, após a II Grande Guerra, tornaram-se uma das grandes potências mundiais devido à sua filosofia chamada KAIZEN: Ser melhor hoje do que ontem e melhor amanhã do que hoje? Melhoria constante e incessante.

 

Para isso é necessário disciplina? Pode apostar que sim!

 

As Forças Armadas Portuguesas são das instituições mais respeitadas no nosso país. Pensamos em confiança, lealdade, honestidade e integridade quando falamos das forças armadas. Para conquistar essa posição é necessário disciplina. É a chamada reputação.

É importante trazer isto para a realidade da sua vida e consciencializar-se que a disciplina é um conceito libertador. A disciplina para conversar consigo próprio de uma forma positiva e diariamente, para ler, para se associar a pessoas bem sucedidas, para cuidar da sua saúde praticando uma actividade física, para planear as suas metas e objectivos, a disciplina é realmente o caminho mais curto para o sucesso.

Analise as seguintes metáforas:

 

Um comboio fora dos carris é livre! Mas não consegue ir a lugar nenhum, mas um comboio sobre os carris, ou seja, um comboio disciplinado consegue locomover-se pelo mundo. A disciplina do comboio é o carril!

Um navio sem bússola deve navegar sempre perto da costa, ou seja, preso à costa. Com bússola ele navega para qualquer lugar dos sete mares!

Um automóvel com volante vai para qualquer lugar, no entanto ele precisa dessa disciplina para ser livre. Por isso mesmo o volante é popularmente conhecido como o guiador.

 

Convido-o a fazer uma experiência durante 5 dias:

Todas as 5 noites, escreva as actividades que quer cumprir no dia seguinte. Isso vai-lhe exigir esforço e disciplina, porém, a sensação de riscar cada actividade realizada é muito poderosa e fortalecedora. Experimente e avalie por si só, os benefícios que irá obter em termos de produtividade e motivação pessoal.

 

Não tem nada a perder e tem muito (tudo) a ganhar.

Está na hora de utilizar uma bússola na sua vida. Tenho a certeza que o resultado de uma experiência simples como esta fará com que invista mais em se tornar uma pessoa disciplinada e consequentemente alguém na direcção à realização dos próprios sonhos.

Nalgumas das formações do nosso grupo, falamos da gestão da agenda e da gestão do tempo, como forma de nos disciplinarmos para o atingimento de objectivos.

A disciplina está na base da ordem e do método que implementamos no nosso dia a dia, na nossa vida, criarmos rotinas disciplinadas, dão-nos a “endurance” dum corredor de fundo, dum maratonista, de forma a termos a persistência suficiente para atingirmos os nossos próprios sonhos. A persistência de sermos felizes, com a liberdade do tempo e dinheiro para fazermos o que nos apetecer.

Tudo com Ordem, Método e Disciplina.

Façam o favor de serem Felizes

Membro Fundador do Inner Circle

 

Se desenvolves internet marketing ou marketing de rede e queres ter um mentor profissional que te dê aquilo que te falta para teres sucesso, vê o que este grupo revolucionário de pessoas está a fazer. Se tudo isto é uma novidade para ti e te despertou a curiosidade de aprender, recebe 8 Vídeos grátis que te explicam tudo duma forma simples.

Vê aqui o testemunho de quem está no caminho para o sucesso. E escolhe o teu Mentor de forma a teres alguém que te ajude a ter Ordem, Método e Disciplina.

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.