O Paralelismo Entre o Empreendedorismo e o Transtorno Bipolar

O Empreendedorismo não é diferente do transtorno bipolar. Sim, eu disse isso. Estou plenamente consciente de que, para alguém que está a lidar pessoalmente, ou tem um amigo ou um membro da família a lidar com o transtorno bipolar, esta parece ser uma declaração bizarra.

Antes de se passar, por favor, leia o resto do artigo para que possa ganhar alguma perspectiva sobre onde quero ir.

Tenho uma amiga mais nova, a Ursula, foi minha aluna e foi-lhe diagnosticado transtorno bipolar com a idade de 17 anos, resultando em várias estadias em hospitais psiquiátricos e alguns anos de reconstrução. Em 2013, ela escreveu um livro, com a sua história, “Maravilhosamente Bipolar”, que tem ganho alguma atenção porque é tanta matéria-prima e no fundo é “a sua cara”, conta as experiências dela, incluindo as várias etapas que tomou para ajudar a controlar a vida dela. Sei e reconheço a quantidade de força que é preciso.

Recentemente reli o seu livro e notei numa série de semelhanças entre os altos e baixos do transtorno bipolar e os altos e baixos do empreendedorismo. Sim, claro que as paragens emocionais do transtorno bipolar são muito mais graves do que as do empreendedorismo e podemos parar de ser empreendedores, mas no entanto, são as duas como as montanhas-russas.

Como um empreendedor que tem lutado com a parte emocional de criar negócios novos e desenvolver outros, que podem ir muito além de afectarem os seus relacionamentos com amigos e família, posso atestar que os conselhos do seu livro se aplicam.

Ler Mais Em: O Paralelismo Entre o Empreendedorismo e o Transtorno Bipolar

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.


SEO Powered By SEOPressor