O Mercado das PME

A segmentação da base certa de clientes (clientes-alvo) é essencial para  sucesso de qualquer empreendedor. Mas dentro da comunidade de novas empresas, parece, muitas vezes, que só há dois mercados que recebem a atenção dos empreendedores de tecnologia: o consumidor e a empresa.

O mercado consumidor é onde se encontram números de clientes enormes e onde as aquisições de primeira página se fazem. O mercado corporativo tem a atenção crescente dos capitalistas de risco.

No entanto, há outro mercado lucrativo e crescente a um ritmo rápido e ávido por novas tecnologias: as pequenas empresas.

Abaixo seguem quatro razões porque deve olhar para além do mercado consumidor e empresarial na sua próxima aventura e focar-se nas pequenas empresas.

1. O mercado das pequenas empresas é enorme e crescente.
Por exemplo em Portugal 75% das empresas são PME’s, nos EUA existem 27 milhões de pequenos negócios – tem um rácio de um negócio por cada 11 cidadãos. E quando considerar que as PME’s têm gerado 65% dos novos empregos líquidos desde 1995, a abrangência do mercado que a sua solução pode atingir é realmente impressionante.

O mercado continua a ficar maior também. Desde 1982, o número de PME’s em Portugal aumentou cerca de 55%, nos EUA aumentou 49%. Isto inclui não só as lojas locais no centro da sua cidade, mas também a recente explosão de freelancers e “solopreneurs”, que dependem ainda mais de soluções inovadoras para complementar a sua falta de pessoal.

Em última análise, estamos a testemunhar uma mudança não-assim-tão-gradual para uma economia cada vez mais focada em empresas de pequeno porte na real necessidade de tecnologias para reforçar o seu sucesso.

2. As pequenas empresas estão prontas para investir em soluções que os ajudem a crescer.

Ler Mais Em:  O Mercado das PME’s Pode Ser o Seu Trunfo Para o Sucesso

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.