Como Contar Uma História

As histórias centram-se no âmago da natureza humana. Elas são tão importantes para a nossa humanidade como a linguagem e os polegares opostos. Contar histórias não pertence a nenhum grupo exclusivo de escritores e argumentistas. Todos nós contamos histórias, mas alguns delas funcionam melhor do que outras.

As histórias persuasivas têm uma longa história. Nos anos 70, foram transmitidas, no México, novelas que enfatizavam o planeamento familiar — levando a reduzir as taxas de natalidade nas áreas onde foram mostradas. Novelas idênticas foram produzidas à volta do mundo para promover o controlo de natalidade, alertar e consciencializar para a SIDA, a situação das mulheres e um melhor tratamento das crianças. Na década de 80, argumentistas de TV dos Estados Unidos, foram convidados a trabalhar em histórias antidrogas, no tipo de comédias e dramas. E, no século XXI, um qualquer Rupert Murdoch vai solicitar aos escritores dos seus programas de televisão, para pensarem em histórias que advertem contra o aquecimento global e a migração para outros planetas. Muitos escritores odeiam a ficção didáctica, mas provavelmente é tão antiga quanto a linguagem humana — certamente já pré-data a Bíblia e Ésopo.

Hoje pensei em desempacotar algumas das ferramentas utilizadas pelos escritores profissionais para criar histórias que são memoráveis, envolventes e que satisfazem o leitores.

 

Ler Mais Em: Como Contar Uma História

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.