Esta fábula é fantástica! Serve para aqueles que acham que a crise não lhes bate à porta e se sentem seguros na actual crise mundial. Porque têm o seu emprego estável. E isso fá-los nem ouvirem as nossas propostas de parceria.

Mas a história tem-nos ensinado que não é assim e que aqueles que conseguem posicionar-se do lado certo da crise, têm mais hipóteses de sobrevivência.

Eis então a lição do pequeno roedor……

O que é mau para alguém é mau para todos…

Um rato do campo, que vivia numa quinta, olhou um dia pelo buraco na parede, e viu o agricultor e a sua esposa a abrir um pacote.

Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali.

Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da quinta para avisar todos os animais:

– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!

A galinha disse:

– Desculpe lá Sr. Rato, percebo que isso é um grande problema para si mas não me prejudica em nada, nem me incomoda.

O rato foi até ao porco e disse:

– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!

– Desculpe lá Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar por si. Fique tranquilo que o Sr. será lembrado nas minhas orações…

O rato dirigiu-se à vaca. E ela disse-lhe:

– O que? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então o rato voltou para casa abatido, pela falta de espírito de comunidade e de equipa, entrou em casa para encarar a ratoeira…

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira a apanhar qualquer coisa, talvez uma vítima.

A mulher do agricultor correu para ver o que havia apanhado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher…

O agricultor levou a esposa imediatamente ao hospital. Ela voltou com febres. Todos nós sabemos que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O agricultor pegou no seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal, (e lá matou a galinha).

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la…

Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou por morrer.

Muita gente veio ao funeral. O agricultor então sacrificou a vaca, para alimentar todos os que vieram.

Moral da História:

Na próxima vez que ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda a quinta corre o risco. O problema de um, é um problema de todos!

Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver em comunidade.

 

 

 

 

 

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.