pinguins

A Chave Para Um Relacionamento Saudável

 

Uma história de Relacionamento Saudável

Imagine uma sala só com duas pessoas. A sala está completamente vazia, excepto pelas duas pessoas, uma árvore e um rato no canto da sala. As duas pessoas, vamos chamá-los de João e Luis, estão a falar alegremente. O João está a dizer ao Luís sobre a altura e grandeza da árvore, enquanto o Luís lembra o João como já a escalou uma vez. De seguida, relembraram-se do tempo em que o João deu ao Paulo um empurrão para a primeira escalada, e como o Paulo tinha escalado tudo até ao topo.

De repente, o rato no canto anda em direcção à árvore. O João tem uma ideia – quer fazer uma aposta com o Luis para verem se o rato pode subir à árvore. O Luis, não tendo mais nada para fazer, concorda. Começaram ambos atrás do rato, incentivando-o “Sobe! Sobe!” grita o Luís, “Não Subas! Não Subas!” gritava o João.

O rato, assustado, começou a escalar a árvore. A cerca de meio metro, apercebeu-se que era um rato e que realmente não podia subir às árvores e caiu, bateu com a cabeça e morreu.

“HaHa! Ganhei”, disse o Luis,”o rato subiu à árvore!”

“Não ganhaste nada” responde o João: “o rato não chegou ao topo.”

“A aposta era sobre se o rato podia escalar uma árvore – e ele fê-lo”, grita o Luis.

“Ai SIM?! Bem, e até MORREU a tentar subi-la “, grita novamente o João.

“Mas pelo menos subiu-a. Paga o que deves, pá!!!” grita com raiva o Paulo.

“O quê?! NEM pensar pá!” retruca Luis, igualmente irritado.

A argumentação agrava-se e os dois partem para a pancadaria. Durante a luta, João acidentalmente bate com a cabeça na árvore e cai logo morto. O Luis fica sozinho a olhar com horror e completamente incrédulo.

 

Uma História de Relacionamento Mas Estúpido?

Agora depois de ouvir, esta história parece muito estúpida, não é. No entanto, o mais assustador é que não é tão difícil de se relacionar com ela. Talvez não seja um rato, mas um jogo de futebol. Talvez o João não tenha morrido e só tenha um olho negro. Talvez não sejam o João e o Luis, mas um marido e uma esposa a discutir sobre onde irem no sábado à noite. Soa-lhe mais realista agora? O relacionamento entre pessoas é dificil.

 

Quem Está Certo No Relacionamento?

Então, quem é que está certo na história acima? O rato que subiu meio metro, é considerado como escalar a uma árvore? Foi a aposta original que o rato podia escalar uma árvore, ou que tinha de escalar a árvore e ainda ficar vivo? Este conflito foi o resultado do João e do Luis não serem claros sobre o termo da aposta? Talvez o João devesse ter sido mais claro quando ofereceu a aposta ao Luis, ou o Luis devia ter pedido um esclarecimento.

Bem, a resposta correcta é: QUEM SE IMPORTA?!. Essa é uma das coisas mais triviais para ter uma discussão. Se o João está certo, então, há duas pessoas, um rato morto e uma árvore numa sala. Se o Luis está certo, então ainda haverá duas pessoas, um rato morto e uma árvore numa sala. A realidade da situação é que nada é diferente do que quando começou a história, excepto que um rato tentou escalar uma árvore, caiu e morreu. UAUUUU, grande coisa!!! Mas que raio de relacionamento.

E um grande negócio foi exactamente o que o João e o Luís fizeram lá dentro. Eles, em conjunto, são os únicos responsáveis pela morte do João. Havia uma árvore, dois homens e um rato morto, mas eles transformaram-na numa árvore, um homem, um rato morto e mais um homem morto.

Se qualquer um deles não tivesse feito nada de especial, o João ainda estaria vivo. Se está a fazer algo que resulte numa situação ficar cada vez pior (comparado a não fazer nada), então isso é culpa sua.

 

O Que É Importante

Num relacionamento (seja ele romântico ou de negócios), invariavelmente haverá momentos onde discorda acerca de certas coisas. Antes de discutir sobre o assunto, pense se é suficientemente importante para ter este conflito específico resolvido. Isto realmente importa se ele vai apanhar a mãe dele ou se estão os dois a afogar-se num rio? Quando foi a última vez que realmente aconteceu? Em geral, se um conflito não o matar ou limitar a sua liberdade ou diminuir muito a sua existência, então não é realmente tão importante (Sim, a maioria das coisas não são importantes).

O principal ponto a perceber é que as pessoas não são iguais. Portanto, haverá sempre algumas diferenças. Enquanto essas diferenças não o afectem muito, porquê ficar com raiva deles ou fazer o seu parceiro sentir-se mal isso?

Lembre-se sempre que duas pessoas começam um relacionamento porque têm algo a oferecer e partilhar um com o outro. Descubra o que é e concentre-se nisso. Pode explorar outras áreas para ver se é compatível, mas se não, deixe essas coisas novas sozinhas e volte às coisas têm em comum! Não há nenhuma necessidade de ficar irritado ou triste, ou matarem-se uns aos outros. Não é culpa de ninguém que sejam pessoas diferentes, ainda bem, é a Vida!

Vamos desenvolver este tema em breve Como Manter Um Relacionamento Saudável

Membro Fundador do Lazy Millionaires League

 

 

 

 

 

Se desenvolves internet marketing ou marketing de rede e queres ter um mentor profissional que te dê aquilo que te falta para teres sucesso, vê o que este grupo revolucionário de pessoas está a fazer. Se tudo isto é uma novidade para ti e te despertou a curiosidade de aprender, recebe 8 Vídeos grátis que te explicam tudo duma forma simples.

Alternativamente podes ver aqui o poder do Internet Marketing e do projecto que transforma vidas todos os dias. Dá o passo em frente e escolhe o teu Mentor que te ajudará a manteres um Relacionamento Saudável.

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.