6 Erros Comuns Feitos Pelos Empreendedores e Como os Evitar

Quem já começou um negócio lhe dirá como é difícil. Primeiro tem que criar um serviço ou produto viável e provar que existe um mercado disposto a comprá-lo. O próximo passo é expandir o seu negócio e tomar decisões fundamentais para o futuro da sua empresa.

Quando fundei o meu primeiro negócio de import/export há 30 anos, não tive nenhum mapa de estrada e muito menos um plano de negócios. Demorou um par de anos até termos algum lucro. Entretanto, fizemos montes de erros. E também aprendemos uma quantidade enorme de coisas sobre nós e sobre o gerir um negócio bem sucedido.

O erros são comuns; na verdade, são inevitáveis. E também o podem tornar um empreendedor mais cauteloso e sábio. Muitas decisões erradas podem ser rapidamente corrigidas, enquanto outras podem-lhe custar dinheiro e tempo precioso. Como a minha avó costumava dizer, “O melhor senso é comprar bom senso, contanto que não pagues muito caro”.

Estas dicas vão ajudá-lo a evitar os seis erros mais comuns que os empreendedores fazem enquanto começam e fazem crescer um negócio.

 

1. Evite a Análise da Paralise (Analysis Paralysis).
Não tenha medo de pedir conselhos aos seus mentores e amigos de confiança. O feedback é extremamente valioso para os novos negócios — especialmente quando se trata de um empresário experiente que tenha construído um negócio dentro de seu mercado ou indústria. Mas tenha cuidado. Mesmo conselheiros bem intencionados podem sobrecarregar e confundir os empreendedores. Conselhos a mais podem levar à paralisia da análise. Dê-se tempo para tomar grandes decisões, mas não tanto tempo que o faça perder uma oportunidade ou pior, nunca avançar. Pode corrigir um erro, mas não pode ter sucesso se nunca começar.

 

2. Pergunte ao cliente.

 

Ler Mais Em: 6Erros Comuns Feitos Pelos Empreendedores e Como os Evitar

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.