6 Armas Secretas dos Empreendedores Tímidos

Há um equívoco geral de que todos os empreendedores são extrovertidos — personalidades turbulentas ou borbulhantes que são sempre a vida da festa. Mas não são. E mesmo aqueles que são extrovertidos podem ser tímidos.

Há uma distinção. Os introvertidos sentem-se rejuvenescidos depois de terem um tempo para ficar sozinhos. Muitas vezes apreciam actividades tranquilas como ler o seu livro favorito ou passar tempo com um amigo próximo. Por outro lado, os extrovertidos gostam de passar o seu tempo livre entre as pessoas, mas os tímido são menos propensos a abrir-se a um novo conhecimento imediatamente.

A timidez não precisa de ser debilitante nem o desqualifica para se tornar bem sucedido. Na verdade, empreendedores tímidos têm uma grande vantagem sobre os seus homólogos extrovertidos: eles quase nunca falam demais ou partilham demasiados. A escuta eficaz é a habilidade mais importante que qualquer empreendedor pode ter e é um talento que vem muito naturalmente com os indivíduos que são tímidos.

Se considera ser um empreendedor tímido, aqui estão algumas formas de cultivar os seus pontos fortes.

1. Mostre, não conte.

Se é naturalmente tímido, provavelmente não gosta de falar em público, mesmo em pequena escala numa sala de reuniões. Não se arrisque a ficar envergonhado por tentar (o mais provavelmente é falhar) para palestrar de forma impensada para um executivo. Em vez disso, quando falar com um cliente, mostre-lhes o que pode fazer pelos seus negócios. Crie uma apresentação que fale por si e que não dependa tão fortemente na sua capacidade de fazer a palestra perfeita.

2. Prepare-se, prepare-se, prepare-se.

 

Ler Mais Em: 6 Armas Secretas dos Empreendedores Tímidos

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.


SEO Powered By SEOPressor