5 Formas de Transformar o Medo em Energia

Incerteza. É uma palavra assustadora.

Viver com ela, a balançar sobre a sua cabeça como a espada de Dâmocles, dia após dia, é suficiente para meter alguém em espiral de ansiedade, medo e paralisia.

A gostar ou não, porém, a incerteza é a nova normalidade. Vivemos num tempo onde o mundo está num estado de fluxo constante, a longo prazo. E, isto não é tudo. Se quer gastar o seu tempo no planeta não só a passar por aqui, mas a criar consistentemente, arte, experiências, negócios e vidas que realmente importam, precisará de procurar proactivamente, convidar e até deliberadamente amplificar a incerteza. Porque do lado de lá da incerteza está a oportunidade.

Nada grande alguma vez foi criado por ficar à espera de alguém dizer que tudo vai ficar bem ou à espera da informação perfeita que vai cair do céu. Não, nada acontece assim. Grandes empreendimentos exigem que aja na face da incerteza, a viver o tempo suficiente da pergunta para que o seu verdadeiro potencial surja. Não há alternativa.

Quando encontrar a força para agir em face da incerteza, está a tocar o solo dos génios.

O problema é que isso mata a maioria das pessoas. Leva à inquietação, à ansiedade, ao medo e à dúvida num nível que suga a maioria dos esforços verdadeiramente significativos e potencialmente revolucionários, antes sequer que vejam a luz do dia. Não porque não tenham conseguido, mas porque nunca foi equipado para lidar, tratar e até mesmo aproveitar a energia emocional da viagem.

Mas, e se isto não tivesse que ser assim?

E se houvesse uma maneira de transformar o medo, a ansiedade e a insegurança que vem junto com o agir na face da incerteza – arrepios da cabeça aos pés – em combustível para a excelência?

Acontece que há. A sua capacidade de se inclinar para o desconhecido não é sorte ou genética, pelo contrário, é algo inteiramente treinável. Passei os últimos anos a conviver com investigadores nos mais diversos campos de interesse, posso dizer que todos têm o mesmo padrão.

Esses padrões, práticas e estratégias sugerem um aumento interno da criatividade, da inovação e da resolução de problemas.

LER MAIS EM : 5 Formas de Transformar o Medo em Energia

About Rui Lemos

Rui Lemos, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1959, sempre foi empreendedor desde tenra idade. Esta sua tendência para o negócio deu-lhe uma visão desempoeirada da vida, pois sempre pensou pela sua própria cabeça. Fez o liceu em Oeiras, perto da praia o que veio também a influenciar o seu desejo de liberdade e de gozar o tempo de lazer. Fez serviço militar na Força Aérea Portuguesa, na área da electrónica, foi profissional da IBM por quase 20 anos, a sua carreira foi de técnico de computadores, a técnico de software até gestor, sendo formador do Instituto IBM, autor de manuais técnicos e de vários livros, entre eles o Best Seller com 23 edições “O Fundamental do Windows 3.1″, conheceu o marketing de rede em 1983, mas não foi financeiramente compensador, ficou só o "bichinho". Voltou ao MMN, em 2004, com a Bia Pomar, sua mulher, onde conheceu a Cesarina e o Silvio Fortunato. Fez parte do grupo fundador do Magnet System e do Inner Circle, com a Bia Pomar e o Rui Gabriel, sendo hoje um profissional do internet marketing e do marketing multinível, é autor de vários blogs entre eles www.RuiLemos.com, um blog que fornece dicas sobre internet marketing, marketing multinível, formação e empreendedorismo para profissionais ou amantes do internet marketing e www.escritamilionaria.com dedicado ao Copywriting, Content Management, SEO Copywriting. Foi co-fundador do grupo de internet marketers Lazy Millionaires League que se dedicam a ajudar os novos a encontrar o seu caminho, é também afiliado All In do Empower Network.